Exame Logo

Maduro anuncia 'debate público' sobre reforma constitucional na Venezuela

Atual constituição do país foi aprovada em 1999, durante o mandato de Hugo Chávez

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa durante um evento que marca o 165º aniversário da Batalha de Santa Inês, em Caracas, em 10 de dezembro de 2024. (Foto de Juan BARRETO / AFP) (Juan BARRETO/AFP)
AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 07h48.

O presidente da Venezuela, Nicolás Madur o, anunciou nesta terça-feira, 28, que começará no próximo dia 15 de fevereiro um “debate público” sobre a reforma constitucional que ele começou a promover ao iniciar seu terceiro mandato, após eleições marcadas por denúncias de fraude.

Maduro fez o anúncio ao ler um dos artigos da Constituição atual - sancionada em 1999 - cujo conteúdo foi inspirado em seu padrinho político, Hugo Chávez (1999-2013). “Este artigo lido assim, se lhe aplicarmos um pouquinho de criatividade, poderia ser aperfeiçoado, melhorado à luz da experiência obtida”, sugeriu o presidente.

Veja também

A reforma "é para ampliar a democracia venezuelana, aperfeiçoar o modelo constitucional bolivariano, desenhar a sociedade do futuro. Em terceiro lugar, traçar o modelo econômico a ser desenvolvido por todas as gerações para uma Venezuela autossustentável, de uma economia diversificada e absolutamente invulnerável a ataques externos e internos”, disse Maduro.

O presidente venezuelano anunciou no último dia 15, cinco dias após iniciar o novo mandato, a criação de uma comissão para realizar uma reforma constitucional, presidida pelo procurador-geral, Tarek William Saab, que participou da redação da Constituição atual. A reforma será submetida a um referendo neste ano, em data a ser definida.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroAmérica Latina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame