Exame Logo

Kim Jong Un encerrou visita ao Vietnã com homenagem a Ho Chi Minh

A visita de Kim ao Vietnã é a 1ª de um líder norte-coreano desde 1964, quando Kim Il Sung também viajou para o país do Sudeste Asiático de trem

Kim Jong Un - Após a visita, o trem que transportava Kim partiu da estação vietnamita de Dong Dang, perto da fronteira, iniciando o trajeto de 4.000 km de volta a Pyongyang via China (Kim Kyung-Hoon/Reuters)
A

AFP

Publicado em 2 de março de 2019 às 09h49.

Última atualização em 2 de março de 2019 às 09h50.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un , encerrou, neste sábado (2), sua visita ao Vietnã com uma homenagem ao líder revolucionário vietnamita Ho Chi Minh, depois de uma estadia marcada pelo fracasso de sua cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump .

"Mantendo a memória do presidente Ho Chi Minh" era a inscrição na grande coroa de flores depositada em nome do líder norte-coreano, que inclinou a cabeça por quase um minuto, em sinal de respeito.

Veja também

Após a visita, o trem que transportava Kim partiu da estação vietnamita de Dong Dang, perto da fronteira, iniciando o trajeto de 4.000 km de volta a Pyongyang via China.

Kim muitas vezes presta homenagem aos seus antecessores, seu pai Kim Jong Il e seu avô Kim Il Sung, no mausoléu localizado na periferia de Pyongyang, onde se encontram seus restos mortais, mas sua visita ao local onde o corpo do herói da independência do Vietnã é exibido é algo incomum.

Por exemplo, não há registro de uma visita semelhante ao mausoléu de Mao Tsé-Tung em Pequim durante suas quatro visitas à China, seu principal apoio diplomático e provedor de ajuda.

Pode ser porque o fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung, era um amigo próximo de Ho Chi Minh, a quem forneceu pilotos de caça e especialistas em guerra psicológica durante sua guerra contra os Estados Unidos e seu regime aliado do Vietnã do Sul.

A visita de Kim ao Vietnã é a primeira de um líder norte-coreano desde 1964, quando Kim Il Sung também viajou para o país do Sudeste Asiático de trem.

Assim ele encerra a semana de sua segunda grande cúpula com Trump, que terminou abruptamente sem uma declaração conjunta depois que ambos não conseguiram chegar a um acordo para acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpKim Jong-unVietnã

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame