Justiça do Rio torna casal Garotinho inelegível
Rio de Janeiro - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Matheus (PR), por abuso do poder econômico. A decisão também torna Rosinha e seu marido, o ex-governador e pré-candidato ao governo Anthony Garotinho (PR), inelegíveis por três anos. Segundo a decisão, ela foi beneficiada pelas […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.
Rio de Janeiro - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha Matheus (PR), por abuso do poder econômico.
A decisão também torna Rosinha e seu marido, o ex-governador e pré-candidato ao governo Anthony Garotinho (PR), inelegíveis por três anos.
Segundo a decisão, ela foi beneficiada pelas "práticas panfletárias" da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha obteve mais de 50 por cento dos votos, o TRE-RJ vai convocar novas eleições para o município.
Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral, há efeito suspensivo. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar ao TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano.
"Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade", justificou o presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge.