Mundo

Jolie e Reino Unido propõem ações sobre violência sexual

Atriz e secretário William Hague prometeram ações práticas na primeira reunião mundial para acabar com violência sexual em conflitos

Angelina Jolie e Hague: reunião pede ações para proteger mulheres, crianças e homens de estupro e ataques sexuais em zonas de guerra (Andrew Winning/Reuters)

Angelina Jolie e Hague: reunião pede ações para proteger mulheres, crianças e homens de estupro e ataques sexuais em zonas de guerra (Andrew Winning/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 09h24.

Londres - A atriz Angelina Jolie e o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, prometeram nesta terça-feira ações práticas na primeira reunião mundial para acabar com a violência sexual em conflitos, punir os responsáveis e ajudar as vítimas.

Cerca de 1.200 ministros governamentais, militares, autoridades judiciais e ativistas de aproximadamente 150 países vão participar da reunião de 10 a 13 de junho que pede ações para proteger mulheres, crianças e homens de estupro e ataques sexuais em zonas de guerra.

Hague e Jolie, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), disseram que a conferência é o resultado de dois anos de trabalho e que eles querem ações concretas para capturar e punir os responsáveis por esses crimes e dar suporte às vítimas.

"Tem sido um longo caminho até aqui", disse Jolie, ganhadora do Oscar, à multidão de imprensa enquanto chegava ao centro ExCel, nas docas de Londres.

Hague disse que o encontro, que terá a participação do Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pressionará por padrões internacionais no registro e investigação de crimes como o estupro.

A recente série de casos chocantes de violência contra a mulher, incluindo o sequestro de 200 garotas nigerianas, o apedrejamento até a morte de uma mulher grávida no Paquistão e o estupro coletivo e assassinato de duas adolescentes indianas devem aumentar a pressão sobre a comunidade internacional por ação, mais que apenas promessas.

Na quarta-feira, a reunião deve chegar a um acordo sobre o primeiro protocolo internacional para documentar e investigar violência sexual em conflitos. No dia seguinte haverá uma reunião ministerial sobre segurança na Nigéria e as garotas desaparecidas.

Acompanhe tudo sobre:Angelina JolieONUViolência urbana

Mais de Mundo

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Mais na Exame