Mundo

Japão tem maior déficit comercial em quase 25 anos

Volume fraco de exportações e altos preços do petróleo determinaram primeiro déficit depois de 5 anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Japão registrou em janeiro o primeiro déficit na balança comercial em cinco anos - e o maior em quase 25 anos. O mau desempenho foi gerado pela combinação de fracas exportações e explosão dos preços do petróleo.

O saldo no primeiro mês de 2006 apresentou déficit de 349 bilhões de ienes (2,97 bilhões de dólares), uma reversão do resultado de dezembro do ano passado, quando o país teve um superávit de 914 bilhões de ienes (7,8 bilhões de dólares) em dezembro. Em janeiro de 2005, houve superávit de 194 bilhões de ienes (1,6 bilhão de dólares).

De acordo com o jornal britânico Financial Times, economistas minimizaram o resultado ressaltando que o mês costuma apresentar exportações fracas por conta das festas de fim de ano no Japão, que reduzem a produção e os embarques. As vendas para os Estados Unidos e para a Europa mantiveram-se fortes em janeiro, mas a exportação para a Ásia, e especialmente para a China, declinou. Em contrapartida, as importações aumentaram devido a uma maior demanda, e tiveram valor inflado por causa da explosão dos preços do petróleo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame