Israel aceita 'pausas humanitárias' para vacinação contra a poliomielite em Gaza
Anúncio é feito após autoridades palestinas afirmarem que preparativos já estão prontos, mas que continuação dos combates colocará crianças e equipes em risco
![](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/05/000_34TG2N4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024)
Agência de notícias
Publicado em 29 de agosto de 2024 às 14h51.
Israel concordou com a realização de “pausas limitadas” nos combates na Faixa de Gaza para permitir que funcionários de saúde das Nações Unidas apliquem vacinas contra a poliomielite para centenas de milhares de crianças no território, informou a Organização Mundial da Saúde ( ONU ) nesta quinta-feira, 29.
A medida foi tomada após um bebê contrair o primeiro caso confirmado da doença em 25 anos no enclave.
Descritas como “pausas humanitárias”, elas durarão três dias em diferentes partes do território. Segundo Rik Peeperkorn, a campanha de vacinação começará no domingo no centro de Gaza. Depois, outra pausa de três dias será feita no sul do enclave, e depois outra no norte. Com objetivo de vacinar 640 mil crianças com menos de 10 anos, Peeperkorn acredita que os funcionários poderão precisar de dias adicionais.
— Acho que este é um caminho a seguir. Não vou dizer que é o caminho ideal, mas é um caminho viável. Não fazer nada seria realmente ruim — disse, acrescentando que a campanha foi coordenada com as autoridades israelenses. — Temos que interromper essa transmissão em Gaza e evitar a transmissão fora da Faixa de Gaza.
Essas pausas humanitárias não são um cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, algo que mediadores dos Estados Unidos, Egito e Catar buscam há muitos meses — inclusive em negociações que seguem em andamento nesta semana. A ofensiva israelense será temporariamente suspensa das 6h às 15h em uma área designada enquanto as vacinas forem administradas, afirmou Peeperkorn, o representante da OMS.
Dois funcionários israelenses, que falaram com o New York Times sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a se comunicar com a mídia, confirmaram que o governo havia concordado com pausas nos combates por várias horas em áreas específicas onde as vacinas serão distribuídas. A distribuição da vacina será escalonada, começando pela região central de Gaza antes de transitar para outras partes do território.
Guerra Israel e Hamas: as fotos do conflito
![Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP) Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP)](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/000_362L7FL.jpg?quality=70&strip=info)
2 /26Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP)(Veículos do exército egípcio são mobilizados ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza em 4 de julho de 2024 em el-Arish, no norte da Península do Sinai, em meio a batalhas contínuas entre o Hamas e Israel no território palestino sitiado. (Foto da AFP))
![Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP) Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP)](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/000_34ZV2AP.jpg?quality=70&strip=info)
3 /26Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP)(Parentes e apoiadores de israelenses mantidos reféns por militantes palestinos em Gaza desde os ataques de outubro acendem sinalizadores enquanto manifestam pela libertação dos reféns na cidade central de Tel Aviv em 29 de junho de 2024, em meio ao conflito contínuo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de JACK GUEZ / AFP))
![Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP) Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP)](https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2024/07/000_36272FR.jpg?quality=70&strip=info)
4 /26Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP)(Palestinos deslocados deixam uma área no leste de Khan Yunis após o exército israelense emitir uma nova ordem de evacuação para partes da cidade e Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de julho de 2024, em meio ao conflito contínuo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Bashar TALEB / AFP))
+ 22