Mundo

Iraquianos afirmam que Estado Islâmico usou gás cloro

Se confirmado, será a primeira vez que os extremistas usaram cloro desde o início da guerra relâmpag


	Bandeira do Estado Islâmico em Rashad, na estrada entre Kirkuk e Tikrit, em 11 de setembro de 2014
 (Jm Lopez/AFP)

Bandeira do Estado Islâmico em Rashad, na estrada entre Kirkuk e Tikrit, em 11 de setembro de 2014 (Jm Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 19h52.

Priorizar nos meus resultados Google

Bagdá - Militantes do grupo extremista Estado Islâmico usaram gás cloro durante a luta com forças de segurança e milícias xiitas no mês passado ao norte de Bagdá, informaram autoridades iraquianas nesta sexta-feira.

O uso de gás cloro como uma arma adiciona uma nova preocupação à turbulência no país. Se confirmado, será a primeira vez que os extremistas usaram cloro desde o início da guerra relâmpago que resultou na ocupação de grandes faixas de terra no norte do Iraque e na vizinha Síria.

Três funcionários iraquianos, sendo um oficial sênior de segurança, um funcionário local da

cidade de Duluiya e um funcionário da cidade de Balad, disseram à agência de notícias Associated Press que o Estado Islâmico usou bombas com cilindros cheios de cloro

durante confrontos no final de setembro nas duas cidades.

Na Síria, uma missão de investigação conjunta da ONU enviada para investigar as alegações de ataques de cloro foi emboscada e brevemente detida por homens armados no início deste ano em território controlado pelos rebeldes.

A missão tinha dito que era praticamente certo cloro foi usado como arma química no norte do país.

O presidente sírio, Bashar Al-Assad, concordou com os EUA e com a Rússia em descartar suas armas químicas - um arsenal que Damasco nunca teve reconheceu formalmente antes - após centenas de pessoas serem mortas em um ataque com gás sarin , nos arredores da capital, Damasco, em 2013.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoGuerrasIraqueTerroristasEstado IslâmicoIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Da falta de professores à crise fiscal: por que a França voltou às ruas

Trump diz que vantagem de Flávio foi ‘impressionante’, mas que 2º turno será ‘muito disputado’

EUA retomam atendimento na embaixada e nos consulados no Brasil

Milei e Netanyahu parabenizam Flávio; Trump destaca rapidez da apuração no Brasil