Mundo

Iraque destrói célula da Al-Qaeda que fazia armas químicas

Os membros do grupo desmantelado estavam se preparando para realizar ataques no Iraque

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2013 às 13h16.

O ministério iraquiano da Defesa anunciou neste sábado que desmantelou uma célula da Al-Qaeda que fabricava armas químicas, como gás sarin e gás mostarda, em duas instalações de Bagdá.

O porta-voz do ministério, Mohamed al-Askari, disse em uma coletiva de imprensa que o grupo havia colocado em funcionamento duas instalações para fabricar estes gases seguindo as instruções de outra célula da Al-Qaeda.

Os membros do grupo desmantelado estavam se preparando para realizar ataques no Iraque e também contavam com uma rede para contrabandear os gases para países vizinhos, além de Europa e América do Norte, acrescentou Askari.

A detenção dos cinco membros do grupo foi realizada com a cooperação de serviços de inteligência estrangeiros, disse o porta-voz.

No mês passado, as Nações Unidas indicaram que os rebeldes que tentam derrubar o regime sírio de Bashar al-Assad provavelmente utilizaram gás sarin.

As forças de Saddam Hussein fizeram uso de gases tóxicos para atacar a população curda de Halabja em 1988, com uma estimativa de 5.000 pessoas mortas.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaIraqueIslamismoTerrorismo

Mais de Mundo

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura