Mundo

Irã pede à ONU reformas a favor de países em desenvolvimento

O Irã pediu à ONU reformas que reflitam a mudança da ordem mundial e o papel crescente dos países em desenvolvimento

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghshi: "as Nações Unidas devem se reformar", afirmou (Sabah Arar/AFP)

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghshi: "as Nações Unidas devem se reformar", afirmou (Sabah Arar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 12h17.

Teerã - O Irã pediu nesta terça-feira à ONU, que na quinta-feira celebra o 68º aniversário de sua criação, reformas que reflitam a mudança da ordem mundial e o papel crescente dos países em desenvolvimento.

"Para manter sua presença no cenário político e econômico internacional, as Nações Unidas devem se reformar", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghshi, em uma cerimônia em Teerã que contou com a presença da administradora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUS), Helen Clark.

"Estas reformas devem ilustrar a mudança da ordem mundial, em particular o papel crescente dos países em desenvolvimento e o direito das nações à autodeterminação e a dispor das conquistas científicas e tecnológicas", explicou Araghshi, cujo país ocupa neste ano a presidência do Movimento dos Não-Alinhados.

O Irã trava desde 2006 uma disputa com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia) e Alemanha sobre seu programa nuclear. Segundo as potências ocidentais e Israel, Teerã tem o objetivo de se dotar da bomba atômica, acusação que a República Islâmica nega com firmeza.

O país está submetido a uma série de sanções econômicas da ONU, reforçadas por um embargo petroleiro e financeiro por parte dos Estados Unidos e da União Europeia, que estão prejudicando a economia iraniana.

Estas sanções atingem "os cidadãos, o avanço do país em termos de desenvolvimento e, em particular, a luta contra a pobreza e em favor da educação e da saúde", que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para a ONU, denunciou o vice-ministro iraniano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesenvolvimento econômicoIrã - PaísONU

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump