Incêndio irrompe em usina da Nippon Steel em Nagoya
Instalações principais como alto-fornos, laminadores, e uma unidade de placas pesadas pararam as atividades
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2014 às 11h08.
Tóquio - A Nippon Steel & Sumitomo Metal, maior produtora de aço do Japão , disse que ocorreu um incêndio na siderúrgica em Nagoya nesta quarta-feira, o quinto acidente na usina neste ano.
Quinze pessoas ficaram feridas depois que o fogo começou nas instalações de armazenamento e na correia transportadora de carvão da usina, perto de um forno de coque perto de 0h35 (horário de Brasília), segundo uma porta-voz da Nippon Steel. "Ainda estamos investigando a causa do acidente", disse a porta-voz.
As instalações principais como alto-fornos, laminadores, e uma unidade de placas pesadas pararam as atividades, enquanto algumas instalações de processamento como uma usina de tubos e uma de galvanização continuavam a operar, ainda de acordo com a porta-voz.
A usina de Nagoya, no centro do Japão, que produziu 6,74 milhões de toneladas de aço bruto no ano fiscal até 31 de março, sofreu com falhas de energia e emissões de fumaças duas vezes em janeiro, uma vez em junho, e outra vez em julho. Caso a paralisação das instalações durem tempo suficiente, isso pode afetar o fornecimento de produtos de aço para grandes clientes da companhia como montadoras incluindo a Toyota.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão está acompanhando de perto os acontecimentos na usina.
"Precisamos descobrir os detalhes do acidente primeiro. Mas precisaremos dar instruções estritas à companhia já que houve acidentes repetidos na mesma usina", disse Shiro Takegami, diretor do departamento de tecnologia de ferro e aço do ministério.