Imprensa x Trump
A cruzada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a imprensa americana parece não estar rendendo os resultados esperados pelo republicano e sua equipe, que vêm acusando vários veículos de reportarem “notícias falsas”. Em pesquisa realizada pela Universidade Quinnipiac, 52% dos eleitores americanos disseram confiar mais na imprensa para “dizer a verdade” do que […]
Da Redação
Publicado em 3 de março de 2017 às 16h03.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h30.
A cruzada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a imprensa americana parece não estar rendendo os resultados esperados pelo republicano e sua equipe, que vêm acusando vários veículos de reportarem “notícias falsas”. Em pesquisa realizada pela Universidade Quinnipiac, 52% dos eleitores americanos disseram confiar mais na imprensa para “dizer a verdade” do que em Trump. O levantamento vem num momento em que dois dos principais jornais americanos, o The New York Times e o Washington Post, lançam campanhas para reforçar a importância do jornalismo.
O Post apresentou um novo slogan, “ Democracy dies in darkness ” (a democracia morre na escuridão, em português). A frase, de autoria original desconhecida, foi usada pelo dono do jornal e fundador da Amazon, Jeff Bezos, durante uma entrevista. Antes disso, ela já havia sido usada por um dos repórteres do jornal Bob Woodward, que revelou o caso Watergate. O Times lançou um comercial com os dizeres: “A verdade é difícil. A verdade é difícil de encontrar. A verdade é difícil de saber. A verdade é mais importante agora do que nunca”.
Veja em quem os americanos têm depositado sua credibilidade e como eles avaliam a relação da imprensa com Trump.