Mundo

Imprensa destaca fracasso do dirigente catalão Artur Mas

O líder nacionalista viu a diminuição de sua maioria no domingo nas eleições da Catalunha


	Artur Mas em Barcelona após a disputa de eleições regionais: o conservador moderado parece ter sido vítima de um discurso ambíguo, no qual evitou a palavra "independência"
 (Lluis Gene/AFP)

Artur Mas em Barcelona após a disputa de eleições regionais: o conservador moderado parece ter sido vítima de um discurso ambíguo, no qual evitou a palavra "independência" (Lluis Gene/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2012 às 07h53.

Madri - A imprensa espanhola destaca nesta segunda-feira o fracasso do projeto de soberania do dirigente nacionalista catalão Artur Mas, que viu a diminuição de sua maioria no domingo nas eleições desta região do nordeste da Espanha.

"Mas entra para a história", afirma o jornal El Mundo, antes de acrescentar com ironia que "protagoniza o maior ridículo eleitoral em 30 anos de política autonômica".

Artur Mas, cuja coalizão de direita CiU permanece como a maior força política do Parlamento regional, perdeu a aposta: ao convocar eleições antecipadas, esperava conseguir a maioria absoluta para apoiar o projeto de referendo por um Estado próprio na Europa.

Mas, um conservador moderado, parece ter sido vítima de um discurso ambíguo, no qual evitou a palavra "independência", e de sua política de austeridade praticada há dois anos, à sombra de Madri: CiU (Convergência e União) conseguiu 50 dos 135 deputados do Parlamento regional, contra 62 cadeiras anteriormente.

"O plano de Mas afunda nas urnas", afirma o El País. O presidente catalão perde dezenas de milhares de votos apesar da alta participação, recorda o jornal.

"Mas perde seu plebiscito", destaca o conservador ABC.

"A Catalunha rejeita a independência", apesar de uma forte escalada da esquerda independentista nesta votação.

A imprensa catalã também reconheceu o fracasso do líder nacionalista. O jornal La Vanguardia tem como manchete "Duro castigo a Mas" e considera que o presidente tem o futuro complicado.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Lula e Biden dizem que situação na Venezuela é momento crítico para o hemisfério

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Mais na Exame