Exame Logo

Homem armado com faca é preso ao tentar entrar no gabinete do premiê da Bélgica

Indivíduo foi preso pelos responsáveis de segurança do primeiro-ministro interino, Alexander De Croo

BRUSSELS, BELGIUM - DECEMBER 18: Alexander De Croo Prime Minister of Belgium talks to the media prior to the EU-Western Balkans Summit on December 18, 2024 in Brussels, Belgium. Leaders from the EU and Western Balkan states are convening in Brussels to discuss the strategic partnership between the regions. The EU-Western Balkans summit has been held annually since 2018. This will be the first summit chaired by António Costa, since he assumed the role of European Council President earlier this month. (Photo by Pier Marco Tacca/Getty Images) (Getty Images)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 08h57.

Um homem armado com uma faca tentou entrar nesta segunda-feira, 6, no prédio onde fica o gabinete do primeiro-ministro interino da Bélgica, Alexander De Croo, e foi preso por militares responsáveis ​​pela segurança no perímetro do edifício.

Segundo a polícia, o incidente ocorreu por volta das 10h (horário local, 6h de Brasília), perto do número 16 da Rue de la Loi, sede do gabinete do primeiro-ministro belga e não muito longe da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.

Veja também

O indivíduo estava aparentemente armado com uma faca e ameaçou os militares presentes na área, que detiveram o homem até que os policiais chegassem para se encarregar de sua custódia e investigar o incidente, acrescentaram as fontes.

"Gostaria de agradecer sinceramente aos agentes da polícia militar pela eficiência demonstrada nesta manhã. A pessoa armada com uma faca foi presa. Estou aliviado em saber que ninguém ficou ferido no incidente", disse De Croo em uma mensagem nas redes sociais.

O primeiro-ministro acrescentou que seu governo está "monitorando de perto a situação" junto com a polícia.

Por sua vez, o porta-voz de De Croo, Barend Leyts, disse à imprensa belga que o primeiro-ministro ficou "chocado com o incidente".

Em nome de todos os membros do gabinete do chefe do Executivo, o porta-voz agradeceu aos policiais militares que prenderam o homem e expressou o alívio de todos por ninguém ter ficado ferido.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEuropa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame