Exame Logo

Guerrilha EPL mostra interesse em diálogo de paz na Colômbia

Em carta aberta a várias organizações sociais publicada hoje pela Agência de Notícias Nova Colômbia, EPL manifesta que interesse em acabar com conflitos

Juan Manuel Santos: guerrilha manifestou interesse em diálogo com o governo colombiano (Guillermo Legaria/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 17h58.

Bogotá - A guerrilha Exército Popular de Libertação (EPL) anunciou seu interesse em aderir ao processo de paz do governo do presidente da Colômbia , Juan Manuel Santos, após assegurar em carta divulgada hoje que se identificam com várias das propostas tratadas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ).

Em carta aberta a várias organizações sociais publicada hoje pela Agência de Notícias Nova Colômbia (Anncol), ligada à guerrilha, o EPL, reduto de um grupo que se desmobilizou nos anos 90, manifesta que "já é hora que se acabe o conflito com todos os grupos insurgentes".

Veja também

"Acreditamos que com seus bons ofícios e ação política também se concretizará a abertura de diálogos com o EPL, para fechar as portas à ideia que o Estado se opõe à saída política ao conflito", afirma a carta.

Além do processo de paz com as Farc, que começou em novembro de 2012 em Cuba, o governo colombiano iniciou em janeiro deste conversas exploratórias para um diálogo similar com o Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha do país.

O EPL assegura que, se chegar a uma negociação com o governo, insistirá na convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte que já propuseram às Farc e ao ELN.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcNegociações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame