Guatemala responde a artigo de jornal antes de publicação
Governo publicou uma resposta online a um artigo sobre a vice-presidente do país, o que gerou críticas sobre espionagem da mídia
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2014 às 09h59.
Cidade da Guatemala - O governo da Guatemala publicou uma resposta online a um artigo de jornal sobre a vice-presidente do país antes mesmo de o texto ser publicado, o que provocou críticas de que governo estaria espionando a mídia .
Fotos do artigo, que ligava uma propriedade de luxo da vice-presidente Roxana Baldetti a empresários que se beneficiaram de contratos com o governo, foram colocadas no site do governo, com uma resposta por escrito.
"Esta é a espionagem que viola a confidencialidade da imprensa e gera incerteza e intimidação", disse Frank La Rue, um ex-investigador especial da ONU no campo da liberdade de expressão, disse em uma entrevista por telefone.
Baldetti afirmou ter recebido o artigo em um envelope anônimo e publicou uma resposta porque o jornal El Periodico não a tinha procurado para dar a sua versão dos acontecimentos.
Ela afirmou que a propriedade em questão foi comprada por sua família antes de se tornar vice-presidente e que havia declarado tudo de acordo com a lei. "O governo não espiona os meios de comunicação", acrescentou em um tuíte.
O artigo, publicado na edição impressa de terça-feira do El Periodico, foi co-escrito pelo fundador do jornal, José Ruben Zamora, que disse na conta do jornal no Twitter que o que o governo fez foi ilegal e imoral.