Mundo

Governo do Bahrein decreta estado de emergência no país

Medida é tomada em conjunto com o envio de tropas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos ao país

Hamad al-Khalifa, rei do Bahrein, autorizou as "medidas necessárias" para conter protestos (Getty Images)

Hamad al-Khalifa, rei do Bahrein, autorizou as "medidas necessárias" para conter protestos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2011 às 10h52.

Manama - O Governo do Bahrein decretou nesta terça-feira estado de emergência no país para tentar aplacar os protestos políticos que vêm ocorrendo há um mês, informou a agência de notícias oficial bareinita, "BNA".

A medida, que se estenderá por três meses, se soma à chegada de tropas enviadas na segunda-feira pela Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos para apoiar as forças de segurança do Bahrein na manutenção da ordem do país.

A decisão foi adotada pelo rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, para enfrentar os distúrbios que, segundo ele, "puseram em perigo os bens e a vida dos cidadãos" desse país de 1 milhão de habitantes.

O monarca, segundo a agência "BNA", ordenou ao comando das Forças de Defesa que adotem "as medidas necessárias para aplicar" o decreto de estado de emergência em todo o país.

Os militares bareinitas poderão recorrer às forças de segurança, à Guarda Nacional e a "outras forças, se necessário", para fazer respeitar o estado de emergência.

O decreto lamenta que os distúrbios registrados no Bahrein tenham afetado a vida e os bens da população e indica que os hospitais se transformaram "em focos de terror e intimidação".

O anúncio foi feito enquanto continuavam os choques entre manifestantes de oposição e forças policiais, que vêm ocorrendo desde 14 de fevereiro, inspirados nos movimentos populares da Tunísia e do Egito.

Nesta terça-feira, dezenas de pessoas ficaram feridas nos enfrentamentos, disseram à Agência Efe fontes médicas.

Um soldado bareinita morreu nesta terça-feira ao ser atropelado por um veículo, mas este incidente não parece estar relacionado às manifestações.

A oposição de Bahrein, um país de maioria xiita governado por uma minoria sunita, exige a instauração de uma monarquia parlamentar, com uma nova Constituição que permita ao povo escolher um Governo e um Parlamento independente.

Acompanhe tudo sobre:BahreinGovernoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Bombardeios continuam em Rafah, mesmo com chegada de emissário dos EUA a Israel

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Mais na Exame