Exame Logo

Gamesa e Iberdrola investem US$ 3,8 bilhões em energia eólica

Acordo é o maio da história na área de geração de eletricidade a partir do vento

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

As companhias espanholas Iberdrola e Gamesa vão investir, em parceria, 3 bilhões de euros (cerca de 3,82 bilhões de dólares) para desenvolver campos de geração de energia eólica nos Estados Unidos e na Europa. Trata-se do maior acordo para investimento nessa matriz energética já assinado no mundo, de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal.

A Gamesa, uma das maiores produtoras mundiais de turbinas para energia eólica, fornecerá os equipamentos à Iberdrola. Os investimentos nesses equipamentos devem alcançar 2,3 bilhões de euros nos póximos três anos. A capacidade total de geração das turbinas é de 2 700 megawatts, o equivalente à três usinas nucleares de médio porte. Os aparelhos serão instalados em campos da Europa, México e Estados Unidos.

Veja também

Ao mesmo tempo, para crescer rapidamente no mercado americano, a Iberdrola vai comprar campos já instalados de energia eólica da Gamesa, situados nos estados da Pensilvânia, Texas e Illinois. A capacidade instalada dessas plantas é de 1 000 megawatts. O valor da transação deve ficar entre 700 milhões e 1,1 bilhão de dólares.

O acordo sublinha a preocupação dos países europeus com as alterações climáticas causadas pelos combustíveis fósseis, bem como com o aumento dos preços do petróleo. A eletricidade gerada a partir do vento é mais cara que a produzida em usinas termelétricas e nucleares, além de ser mais inconstante. Mas os subsídios concedidos a essa matriz energética pelos governos da Europa, e as isenções de impostos nos Estados Unidos, têm incentivado a expansão do setor na última década, tornando-o mais competitivo frente às opções tradicionais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame