Exame Logo

Fusão criará uma das maiores mineradoras de ouro do mundo

Canadense Goldcorp comprará a americana Glamis por 8,6 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A mineradora canadense Goldcorp anunciou, nesta quinta-feira (31/8), a compra de sua concorrente americana Glamis por 8,6 bilhões de dólares. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a fusão criará uma das maiores produtoras mundiais de ouro. "A união das companhias criará uma produtora de ouro de nível mundial e de baixo custo nas Américas", afirmou Ian Telfer, presidente executivo da Goldcorp.

Pelo acordo, que envolve a troca de ações entre os investidores das duas empresas, os antigos acionistas da Glamis deterão 40% do capital da nova companhia, e os da Goldcorp, 60%.

Veja também

O negócio foi recomendado pelo conselho de administração das duas companhias, mas ainda está sujeito à aprovação, em assembléia, de pelo menos dois terços dos acionistas da Glamis. Espera-se que a transação esteja concluída até novembro. A empresa criada a partir da fusão continuará se chamando Goldcorp e será sediada em Vancouver.

No início do ano, a Glamis lançou uma oferta hostil de compra da própria Goldcorp, por 3,4 bilhões de dólares. A oferta não surtiu nenhum efeito. Ao mesmo tempo, a Goldcorp tentou, em vão, comprar sua concorrente canadense Wheaton River Minerals.

A Goldcorp, que se declara como uma das produtoras de ouro que mais crescem no mundo, baseada em um modelo de baixo custo operacional, focou suas operações no estado americano de Nevada e na América Central. A meta da companhia é produzir 1,8 milhão de onças de ouro neste ano, a um custo inferior a 100 dólares por onça. Já a Glamis busca alcançar 700 000 onças em 2007.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame