Furacão Ernesto continua ameaçando parte dos Estados Unidos em direção ao Canadá
Meteorologistas preveem condições perigosas nas praias no nordeste dos EUA
Agência de Notícias
Publicado em 19 de agosto de 2024 às 15h29.
Última atualização em 19 de agosto de 2024 às 16h45.
O furacão Ernesto , de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, ganhou força nesta segunda-feira, com ventos máximos sustentados de 150 km/h, a caminho do Canadá, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Segundo a trajetória prevista pelo NHC, o centro de Ernesto passará perto do sudeste de Terra Nova esta noite e na manhã de terça-feira, 20.
Enquanto isso, meteorologistas da agência americana, com sede em Miami, também preveem condições perigosas nas praias no nordeste dos EUA.
O NHC informou em seu boletim das 11h (hora local) que Ernesto, que causou graves inundações e apagões em Porto Rico, bem como estragos nas Ilhas Bermudas neste fim de semana, é um ciclone de categoria 1, de um total de 5.
Ele está localizado a 515 quilômetros a sudeste de Halifax (Nova Escócia) e 695 quilômetros a sudoeste de Cape Race (Terra Nova).
Ernesto está se movendo para norte-nordeste a cerca de 33 km/h nesta segunda.
Espera-se que ele gire para nordeste e leste-nordeste com velocidade de avanço crescente nos próximos dias.
O NHC prevê enfraquecimento e Ernesto deverá se tornar um ciclone pós-tropical na manhã de terça.
Este é o terceiro furacão até agora nesta temporada de furacões na bacia do Atlântico, que começou em 1º de junho, e produziu cinco tempestades tropicais: Alberto, Beryl, Chris, Debby e Ernesto.Espera-se que esta temporada de furacões no Atlântico seja uma das mais ativas e intensas em décadas, com a formação de até 25 tempestades e 13 furacões.