Exame Logo

Fundador e líder de organização criminosa é preso no México

As autoridades mexicanas ofereciam uma recompensa de 1 milhão de pesos (R$ 155 mil) por ''El Molca''

Poços González, de 42 anos, foi detido ontem em Metepec, município do estado do México, no centro do país (Giuseppe Cacace/AFP/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 20h20.

México  - A Polícia Federal mexicana anunciou nesta quarta-feira a prisão de Ramiro Pozos González, também conhecido como ''El Molca'', suposto ''líder e fundador da organização criminosa ''La Resistencia'', que opera no estado de Jalisco.

Em entrevista coletiva, o chefe da Divisão Antidrogas da polícia, Ramón Eduardo Pequeño, informou que Poços González, de 42 anos, foi detido ontem em Metepec, município do estado do México , no centro do país.

Veja também

As autoridades mexicanas ofereciam uma recompensa de 1 milhão de pesos (R$ 155 mil) por ''El Molca'', vinculado a ''crimes contra a saúde, privação ilegal da liberdade, extorsão e assassinato de integrantes de grupos rivais''.

''El Molca'' fez parte do cartel do Milênio, dirigido pelos irmãos Valencia, até o ano de 2010, quando a organização foi praticamente desmantelada após a prisão de Óscar Orlando Nava Valencia, conhecido como ''El Lobo'', e Juan Carlos Nava Valencia, conhecido como ''El Tigre''.

''De 1993 até 2000, Pozos González era enviado pela organização dos irmãos Valencia a Houston, nos Texas (EUA), para receber as cargas de droga, especialmente de maconha'', assinalou Pequeño.

No último ano, uma cisão do antigo cartel do Milênio deu lugar à organização criminosa conhecida como ''La Resistencia'', que contava com ''o apoio dos líderes da Família e do Cartel do Golfo'' e da denominada Jalisco Nova Geração (CJNG).

À frente da ''La Resistencia'' estava ''El Molca'', Elpidio Mojarro Juárez, conhecido como ''Lo Pilo'', e Víctor Manuel Torres García, conhecido como ''Lo Papirrín'' e preso pela Polícia Federal no dia 28 de fevereiro de 2011.

Em setembro de 2011, a ''La Resistencia'' formou uma aliança com o grupo dos Zetas ''para aumentar seu poder de operação e manter uma frente contra o cartel de Jalisco Nova Geração'', liderado por Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como ''Lo Mencho''.

A disputa entre a ''La Resistencia e o CJNG gerou inúmeros fatos violentos no oeste do México desde 2011, especialmente no estado de Jalisco.

O ''El Molca'', que é original de Zapopan, operava em Jalisco, Michoacán e na Cidade do México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrimeMéxicoPrisões

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame