Mundo

França vê ameaça em emissão de eurobônus

País afirmou temer que medida prejudique a nota de risco da dívida soberana da França, atualmente no nível máximo

O presidente da França, Nicolas Sarkozy (Pascal Le Segretain/Getty Images)

O presidente da França, Nicolas Sarkozy (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 16h18.

Priorizar nos meus resultados Google

Paris - O primeiro-ministro francês, François Fillon, afirmou hoje, em nota escrita para o jornal Le Figaro, que a emissão de bônus que representem toda a zona do euro pode prejudicar o rating (nota de risco) da dívida soberana da França, atualmente no nível máximo, além de aumentar o custo dos empréstimos tomados pelo país.

Segundo Fillon, aqueles que pedem a criação dos chamados eurobônus "esquecem de dizer que os papéis aumentariam o custo da dívida do governo francês e poderiam até mesmo colocar em questão o rating de crédito do país. Eles fingem acreditar que essa seria uma solução possível hoje, uma resposta imediata à turbulência do mercado".

O primeiro-ministro da França disse também que os eurobônus não serão realidade enquanto faltarem reforços significativos à disciplina orçamentária, visto que atualmente as decisões dos membros da zona do euro sobre os gastos públicos são tomadas em âmbito nacional. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaMercado financeiroCrise econômicaAgências de ratingRating

Mais de Mundo

Guerra nas Estrelas? EUA confirmam ter armamento no espaço

O que a escalada dos houthis no Iêmen pode significar para o Irã

A Europa à direita: como as eleições de 2027 podem mudar a União Europeia

BRICS terá presidência chinesa em 2027 com propostas para IA e indústria