Mundo

França ameaça bloquear ajuda se não houver acordo com a Grécia, diz Le Monde

Sexto lance de ajuda para a Grécia pode ser bloqueado pela França se Atenas não demonstrar compromisso com euro e plano de resgate

Plebiscito que deve acontecer na grécia deve perguntar, claramente, se país quer continuar na zona do euro (John Thys/AFP)

Plebiscito que deve acontecer na grécia deve perguntar, claramente, se país quer continuar na zona do euro (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de novembro de 2011 às 10h54.

Cannes - A França ameaça bloquear o sexto lance de ajuda internacional à Grécia, cerca de 8 bilhões de euros, se os gregos não demonstrarem um claro compromisso com o euro e o plano de resgate adotado na última semana pela União Europeia.

De acordo com o jornal 'Le Monde', que cita fontes da Presidência francesa, os gregos não receberão mais ajuda até que adotem o plano. Se o plebiscito prometido pelo primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou for acontecer, deve ser convocado o mais rápido possível com uma pergunta muito clara: se a Grécia quer continuar ou não pertencendo a zona do euro.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e José Manuel Durão Barroso, convocaram Papandreou nesta quarta-feira em Cannes para que ele explique sua nova postura frente ao acordo da última semana em Bruxelas.

Também participam da reuniao os responsáveis pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e um representante do Banco Central Europeu.

'Não podemos impedir os gregos que se suicidem', disse uma fonte da Presidência francesa ao Le Monde. A fonte julgou inimaginável que sejam concedidos ajudas e empréstimos bilaterais à Grécia tanto por parte do FMI como da União Europeia se persistir esta incerteza. EFE

Mais de Mundo

Conheça Danyang, cidade chinesa que é o maior centro de fabricação de lentes do mundo

Marinha da China abre navios de guerra para visitação pública

Israel detecta lançamento de 100 foguetes do Hezbollah e Irã adverte sobre ataque

Chefe de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhya morre em ataque com carro-bomba