Mundo

Fidel felicita Tsipras por "brilhante" vitória no referendo

O líder cubano felicitou o premiê grego pela "brilhante vitória política" no referendo e lhe desejou o maior dos sucessos


	Fidel Castro: "eu o felicito calorosamente por sua brilhante vitória política, cujos detalhes acompanhei de perto pelo canal (latino-americano) 'Telesur'"
 (Alex Castro/AFP)

Fidel Castro: "eu o felicito calorosamente por sua brilhante vitória política, cujos detalhes acompanhei de perto pelo canal (latino-americano) 'Telesur'" (Alex Castro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2015 às 22h32.

Havana - O líder da revolução cubana, Fidel Castro, felicitou "calorosamente" o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, por sua "brilhante vitória política" no referendo de domingo e lhe desejou "o maior dos sucessos" em carta divulgada nesta segunda-feira pela imprensa oficial da ilha.

"Eu o felicito calorosamente por sua brilhante vitória política, cujos detalhes acompanhei de perto pelo canal (latino-americano) 'Telesur'", declarou o ex-presidente cubano, de 88 anos e retirado do poder desde 2006, em sua carta lida na televisão estatal.

Fidel Castro expressou a Tsipras que a Grécia é "muito familiar" para os cubanos porque "nos ensinou filosofia, arte e ciências da antiguidade quando estudávamos na escola e, com elas, a mais complexa de todas as atividades humanas: a arte e a ciência da política".

"Seu país, especialmente sua coragem na conjuntura atual, desperta admiração entre os povos latino-americanos e caribenhos deste hemisfério ao ver como a Grécia, perante agressões externas, defende sua identidade e sua cultura", acrescentou.

Fidel também disse que não se esquece que, um ano depois do ataque de (Adolf) Hitler à Polônia, Mussolini ordenou a suas tropas que invadissem a Grécia e esse "valente país rejeitou a agressão e fez os invasores recuarem".

O líder da revolução ressaltou ainda que "na atual situação política do planeta, quando a paz e a sobrevivência da espécie humana pendem por um fio, cada decisão, mais que nunca, deve ser cuidadosamente elaborada e aplicada, de modo que ninguém possa duvidar da honestidade e da seriedade com as quais muitos dos dirigentes mais responsáveis e sérios lutam hoje para enfrentar as calamidades que ameaçam ao mundo".

Além de Fidel Castro, seu irmão Raúl, atual presidente de Cuba, também felicitou Tsipras em outra carta divulgada hoje, na qual elogia a "valente política" do primeiro-ministro grego.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise gregaCubaEuropaGréciaPiigsReferendo

Mais de Mundo

Ataques israelenses deixam ao menos 25 mortos na noite de Ano Novo em Gaza

Lei marcial: investigador da Coreia do Sul promete prisão de presidente destituído até segunda-feira

'Educação midiática': como os jovens finlandeses aprendem a detectar notícias falsas na escola