Mundo

Explosão em mina na Colômbia matou 21 operários

Corpos das vítimas foram encontrados a mais de 4 mil metros de distância da entrada

Mina de carvão na Colômbia: acúmulo de gás em La Preciosa pode ter provocado explosão (Jeffrey Tanenhaus/Wikimedia Commons)

Mina de carvão na Colômbia: acúmulo de gás em La Preciosa pode ter provocado explosão (Jeffrey Tanenhaus/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 08h33.

Brasília – As equipes de resgate da Colômbia concluíram ontem (27) à noite as operações na Mina de La Preciosa, no Nordeste do país. No total, 21 mineiros morreram depois da explosão ocorrida quarta-feira (26).

Os quatro últimos corpos de operários foram resgatados ontem. O fim das operações foi anunciado pelo coordenador do Comitê Local de Prevenção e Atenção a Desastres (CLOPAD), Luis Alfonso Solórzano.

As informações são da rede multiestatal de televisão, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela. Os corpos dos operários foram localizados a mais de 4 mil metros de distância da entrada da mina. Segundo Solórzano, as dificuldades na operação de resgate foram causadas pelo acúmulo de gás metano nos túneis da mina de carvão.

Na última quarta-feira (26) houve uma explosão na mina de carvão. Para especialistas, a tragédia foi causada por um acúmulo de gás no local, que fica na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Na noite do acidente foram resgatados 14 corpos.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que estava na Europa onde participou do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), antecipou seu retorno para acompanhar as operações de resgate. Anteontem, o governo chileno enviou quatro especialistas em resgate de minas para cooperar com as operações no Nordeste colombiano.

Em 2007, a Mina de La Preciosa sofreu uma explosão semelhante à que ocorreu esta semana quando 30 pessoas morreram. Em outubro do ano passado, em outra mina houve também uma tragédia que provocou a morte de seis pessoas e deixou dois feridos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaEmpregosIndústriaMineração

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano