Mundo

Exploradores encontram 3,3 toneladas de moedas em navio afundado na 2ª Guerra

Restos da embarcação estão no fundo do mar próximo ao litoral da ilha de Seonyu, na Coreia do Sul

Por lei, a empresa que encontrou o navio deverá entregar 20% do tesouro extraído ao Governo sul-coreano caso o proprietário não apareça (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Por lei, a empresa que encontrou o navio deverá entregar 20% do tesouro extraído ao Governo sul-coreano caso o proprietário não apareça (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 13h58.

Seul - Uma empresa de prospecção submarina encontrou em águas sul-coreanas do Mar Amarelo um navio japonês afundado durante a Segunda Guerra Mundial com 3,3 toneladas de moedas que poderiam ter grande valor, informa nesta quinta-feira o jornal "JoongAng Ilbo".

A companhia Sea Love, baseada na cidade sul-coreana de Boryeong, empreendeu as buscas em fevereiro. O navio em questão seria o Nishima Maru 10, um cargueiro de madeira de 253 toneladas afundado pelas forças americanas em 2 de julho de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo o jornal, os técnicos ainda fazem buscas entre os restos do navio, localizado no fundo do mar próximo ao litoral da ilha de Seonyu, com a esperança de encontrar até dez toneladas de valiosos lingotes de ouro. No entanto, só com as moedas encontradas, eles calculam que poderiam obter cerca de 5 bilhões de wons (R$ 7,33 milhões).

As moedas, cunhadas na China entre os anos 1920 e 1930, estavam guardadas em caixas de madeira apodrecidas, explica Pyun Do-young, proprietário da empresa, em entrevista ao jornal.

Por lei, a empresa Sea Love deverá entregar 20% do tesouro extraído ao Governo sul-coreano caso o proprietário do navio não apareça.

Embora os especialistas ainda não tenham calculado o valor das moedas, o fato de que a maioria delas seja de níquel as torna mais valiosas do que se fossem de prata.

Pyun afirma que, antes do fim da Segunda Guerra Mundial, altos funcionários do Governo japonês, prevendo uma derrota no conflito, passaram a roubar ouro, artefatos, joias e minerais da China e do Sudeste Asiático em navios privados, tais como o Nishima Maru.

O jornal indica ainda que este cargueiro poderia ter transportado o chamado "Tesouro de Yamashita", um botim de ouro supostamente roubado pelo general japonês Tomoyuki Yamashita no Sudeste Asiático, que poderia chegar a dez toneladas de ouro, estimadas em torno de R$ 733 milhões.

Os pesquisadores da companhia Sea Love estudaram registros públicos sobre os bombardeios americanos durante a guerra, mas ainda terão de analisar o navio encontrado para confirmar se ele realmente é o Nishima Maru.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteHistóriaOceanos

Mais de Mundo

Votação aquém do esperado de partido de Le Pen faz cotação do euro ficar estável

‘Isso não é um teste’: países se preparam para furacão Beryl, com ‘ventos com risco de vida’

Eleições na França: por que distritos com 3 ou mais candidatos no 2° turno podem barrar ultradireita

Presidente da Costa Rica demite ministra da Cultura por apoio à marcha LGBTQIAP+

Mais na Exame