Exame Logo

Exercícios militares perto da Ucrânia acabaram, diz Rússia

Ministério da Defesa russo afirmou que encerrou os exercícios militares que estava conduzindo perto da fronteira com a Ucrânia

Pró-russos: aeronaves estão sendo transferidas para suas bases aéreas permanentes (REUTERS/Shamil Zhumatov)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 16h29.

Moscou - O Ministério da Defesa russo afirmou nesta sexta-feira que encerrou os exercícios militares no sul da Rússia que os Estados Unidos consideraram ser um passo "provocativo" diante da crise na Ucrânia .

"Aeronaves que participaram de exercícios estão sendo transferidas para suas bases aéreas permanentes, unidades de mísseis antiaéreos... começaram a guardar seu equipamento para partir para as suas posições permanentes", disse o serviço de imprensa do ministério, segundo a agência de notícias Interfax.

Veja também

O ministério acrescentou que os exercícios na região de Astrakhan, a 1.000 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, mostraram "um alto nível de coesão" das tropas.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, disse nesta semana suspeitar que a ameaça de uma intervenção direta dos militares russos na Ucrânia aumentou recentemente.

De acordo com a Otan, a Rússia reuniu 20.000 soldados perto da fronteira com a Ucrânia.

As relações entre Moscou e o Ocidente estão no pior nível desde o fim da Guerra Fria.

O Ocidente acusa a Rússia de alimentar o conflito entre os separatistas e as forças do governo ucraniano no leste da Ucrânia, e impôs várias rodadas de sanções a Moscou.

A Rússia nega fornecer armas aos rebeldes e retaliou os países ocidentais que aplicaram sanções restringindo a importação de alimentos dessas nações.

Texto atualizado com mais informações às 16h28min do mesmo dia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame