Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Ex-ministro do governo de Berlusconi é preso por antimáfia

Claudio Scajola foi preso sob suspeita de ajudar na fuga de um ex-colega de partido condenado por associação com a máfia

Modo escuro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

D
Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às, 09h18.

Roma - A polícia italiana prendeu Claudio Scajola, ministro da indústria no último governo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, sob suspeita de ajudar na fuga de um ex-colega de partido condenado por associação com a máfia, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O caso representa mais um escândalo para o partido de Berlusconi, o Força Itália, após a condenação do próprio ex-premiê por evasão de impostos. Mas os efeitos políticos desses reveses, incluindo qualquer impacto sobre os votos do partido nas próximas eleições europeias, ainda permanecem incertos.

Scajola foi forçado a renunciar em 2010 por acusações de ter realizado um obscuro negócio imobiliário envolvendo a compra de um apartamento de luxo próximo ao Coliseu, em Roma, mas foi isentado de culpa por uma corte no início deste ano.

A polícia antimáfia na cidade sulista de Reggio Calabria disse que Scajola havia sido preso devido à sua ligação com Amedeo Matacena, um empresário calabrês e ex-parlamentar do partido de centro-direita Força Itália.

Nenhum comentário foi imediatamente divulgado pelo advogado de Scajola. Ele não deu declarações a repórteres enquanto foi filmado deixando uma delegacia em Roma, nesta quinta-feira.

Matacena, condenado por ligações com a ‘Ndrangheta', poderosa máfia da Calábria, atualmente está foragido da Justiça, afirmou a unidade antimáfia da polícia, a DIA, em um comunicado. Segundo a imprensa italiana, ele foi preso em Dubai no ano passado, mas libertado logo em seguida.

O promotor-chefe Frederico Cafiero disse a um canal de TV que Scajola era suspeito de, com várias pessoas influentes, ajudar Matacena a deixar a Itália e transferir sua fortuna para fugir da Justiça.

O comunicado da DIA disse que a polícia estava agora vasculhando propriedades na Itália e que apreendeu cerca de 50 milhões de euros (69,61 milhões de dólares).

Mo mês passado, Marcello Dell'Utri, outro membro do circulo interno de Berlusconi, foi preso no Líbano. Ele foi declarado fugitivo da Justiça após deixar a Itália antes de uma corte entregar a decisão final sobre acusações de ligação com a máfia.

Últimas Notícias

ver mais
ONG acusa EUA de não indenizar sobreviventes de tortura no Iraque
Mundo

ONG acusa EUA de não indenizar sobreviventes de tortura no Iraque

Há 3 horas
Traficante acusado do assassinato de Villavicencio lança clipe da prisão para provocar autoridades
Mundo

Traficante acusado do assassinato de Villavicencio lança clipe da prisão para provocar autoridades

Há 6 horas
BCE nunca falou sobre reduzir juros e isso não foi discutido pelos dirigentes, diz Lagarde
Mundo

BCE nunca falou sobre reduzir juros e isso não foi discutido pelos dirigentes, diz Lagarde

Há 7 horas
Rússia e Brasil querem reativar fórum de cooperação econômica para ampliar relações
Mundo

Rússia e Brasil querem reativar fórum de cooperação econômica para ampliar relações

Há 7 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais