Mundo

EUA proíbem vistos em Uganda por direitos gays

Ugandenses envolvidos em casos de corrupção e violação de direitos gays não têm conseguido tirar visto para os Estados Unidos


	Casal gay: Uganda aprovou uma lei que fortalece as penas criminais para o sexo gay
 (Getty Images)

Casal gay: Uganda aprovou uma lei que fortalece as penas criminais para o sexo gay (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2014 às 06h35.

Washington - Os EUA estão impondo proibições de visto a pessoas de Uganda que estão envolvidas em casos de corrupção e que violam os direitos gays. O governo norte-americano não forneceu uma lista dos punidos.

Em fevereiro, Uganda aprovou uma lei que fortalece as penas criminais para o sexo gay, instituindo a possibilidade de prisão perpétua para quem for condenado por essa nova legislação. Desde então, grupos de direitos humanos constaram abusos contra os direitos gays.

"A lei discriminatória em Uganda, que criminaliza o status homossexual, deveria ser repelida, assim como as leis e políticas em mais de 76 países ao redor do mundo que criminalizam a homossexualidade", afirmou a embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) Samantha Power.

Ela acrescentou que a ONU fará tudo que for possível para trabalhar com governos e parceiros não-governamentais para acabar com a discriminação contra os gays ao redor do mundo.

Anteriormente, os EUA haviam dito que iriam descontinuar ou redirecionar milhões de dólares em ajuda a Uganda. O Pentágono também cancelou um treinamento no país. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GaysLGBTPaíses ricosPreconceitosVisto EUA

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo