Mundo

EUA buscam usar bases na Espanha em operação contra ebola

País pediu ao governo espanhol permissão para usar as bases aéreas norte-americanas na Espanha em sua operação para combater a crise do Ebola na África

Cerca de 4.500 pessoas morreram por causa do surto da doença, quase todos eles na África Ocidental (NBC5-KXAS TV/Reuters)

Cerca de 4.500 pessoas morreram por causa do surto da doença, quase todos eles na África Ocidental (NBC5-KXAS TV/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2014 às 09h36.

Madri - Os Estados Unidos pediram ao governo espanhol permissão para usar as bases aéreas norte-americanas na Espanha em sua operação para combater a crise do Ebola na África, disse uma fonte do Ministério da Defesa em Madri, nesta quinta-feira.

"As autoridades dos EUA, de fato, solicitaram à Espanha permissão para usar suas bases no país como um ponto de trânsito para a logística e engenheiros que estão construindo hospitais de campanha na Libéria e na Serra Leoa", disse a fonte à Reuters.

O governo espanhol deve concordar com o pedido, disse ele. "Nenhum dos aviões vai transportar pacientes ou pessoas com suspeita de ter contraído o Ebola, ou que tenham estado em contato com pessoas infectadas", afirmou.

"A Espanha terá o direito de inspeccionar os aviões e os passageiros." Os Estados Unidos estão enviando cerca de 4.000 soldados para a África Ocidental para ajudar a conter o pior surto da doença registrado até hoje.

A decisão deverá ser anunciada na sexta-feira, quando o ministro da Defesa espanhol, Pedro Morenes, se encontrar com o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, em Washington.

Os Estados Unidos têm quatro bases na Espanha: em Morón de la Frontera, perto de Sevilha, e Rota, perto de Cádiz, ambas no sul da Espanha, Torrejón de Ardoz, perto de Madri, e Zaragoza, no norte.

Cerca de 4.500 pessoas morreram por causa do surto da doença, quase todos eles na África Ocidental. A Espanha foi lançada na linha de frente da crise quando uma enfermeira espanhola em Madri se tornou a primeira pessoa a contrair a doença fora da África Ocidental.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasEspanhaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame