Exame Logo

EUA asseguram que possuem reservas de petróleo para eventuais transtornos

Timothy Geithner afirmou que as pressões inflacionárias observadas por causa da alta do preço do petróleo são "modestas" para poder afetar a recuperação econômica

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos Estados Unidos: G20 não deve usar câmbio para ganho comercial (Justin Sullivan/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 22h56.

São Paulo - O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, explicou nesta quinta-feira que seu país possui reservas petrolíferas para enfrentar um eventual "transtorno" na provisão e disse que houve um efeito "modesto" na inflação pela atual alta de preços.

Geithner coincidiu com o apontado pelo presidente do Federal Reserve (Banco Central), Ben Bernanke, que afirmou que as pressões inflacionárias observadas por causa da alta do preço do petróleo são "modestas" para poder afetar a recuperação econômica.

Veja também

O Secretário de Estado respondia assim às dúvidas expressadas pelos senadores do Comitê de Relações Exteriores, diante do comportamento do petróleo após ultrapassar a barreira dos 100 dólares por barril em consequência dos protestos no Oriente Médio.

"É importante destacar que existe uma considerável capacidade extra de produção global e que nós e outras grandes economias dispomos de reservas estratégicas", disse Geithner. Por enquanto, disse Geithner, "o que vemos nos mercados é que se trata de um aumento temporário e que terá um efeito modesto na inflação".

No entanto, as autoridades americanas continuarão vigiando o comportamento dos preços da energia e suas consequências sobre a economia do país. Além disso, Geithner se mostrou confiante na economia dos EUA já que os consumidores e empresários estão começando a expressar agora maior otimismo, sugerindo que o crescimento se sustentará nos próximos meses.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEstados Unidos (EUA)Oriente MédioPaíses ricosPetróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame