Mundo

Estagnação da economia alemã preocupa zona do euro

Com o mau resultado alemão no quarto trimestre, economia dos países da União Européia cresceu apenas 0,3% no mesmo período

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A zona do euro acendeu o sinal amarelo com o anúncio de que o Produto Interno Bruto (PIB) de sua maior economia, a Alemanha, ficou estagnado no quarto trimestre. O resultado abaixo do esperado contribuiu, junto com a desaceleração francesa, para um crescimento de apenas 0,3% da União Européia (UE) no mesmo período.

No total, a zona do euro cresceu 1,3% em 2005 - em 2004, o crescimento foi de 2,1%. Os fracos resultados da Alemanha já eram esperados pelo Banco Central Europeu, que deve elevar para 2,5% a taxa de juros do bloco no próximo mês.

Analistas tentaram minimizar o resultado do PIB alemão, que no terceiro trimestre havia crescido 0,6%. Eles afirmam, segundo o jornal britânico Financial Times, que os dados de confiança do consumidor e de industriais apontam para uma recuperação importante no início de 2006.

Já o departamento de estatísticas da Alemanha afirmou que a única contribuição positiva para o crescimento no quarto trimestre veio do investimento, especialmente no setor de construção. Os principais fatores negativos foram a quarta queda consecutiva no consumo e a redução dos gastos do governo.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Morre Jesse Jackson, defensor dos direitos civis nos EUA

EUA e Irã retomam negociações em meio a ameaças e tensões militares

Como os drones mudaram uma cidade russa em 4 anos de guerra

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França