Mundo

Estagnação da economia alemã preocupa zona do euro

Com o mau resultado alemão no quarto trimestre, economia dos países da União Européia cresceu apenas 0,3% no mesmo período

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A zona do euro acendeu o sinal amarelo com o anúncio de que o Produto Interno Bruto (PIB) de sua maior economia, a Alemanha, ficou estagnado no quarto trimestre. O resultado abaixo do esperado contribuiu, junto com a desaceleração francesa, para um crescimento de apenas 0,3% da União Européia (UE) no mesmo período.

No total, a zona do euro cresceu 1,3% em 2005 - em 2004, o crescimento foi de 2,1%. Os fracos resultados da Alemanha já eram esperados pelo Banco Central Europeu, que deve elevar para 2,5% a taxa de juros do bloco no próximo mês.

Analistas tentaram minimizar o resultado do PIB alemão, que no terceiro trimestre havia crescido 0,6%. Eles afirmam, segundo o jornal britânico Financial Times, que os dados de confiança do consumidor e de industriais apontam para uma recuperação importante no início de 2006.

Já o departamento de estatísticas da Alemanha afirmou que a única contribuição positiva para o crescimento no quarto trimestre veio do investimento, especialmente no setor de construção. Os principais fatores negativos foram a quarta queda consecutiva no consumo e a redução dos gastos do governo.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame