Exame Logo

Eleição nos EUA: EXAME realiza live hoje às 21h sobre a votação e início das apurações

Os primeiros números devem ser conhecidos na noite desta terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido

Eleições: Kamala e Trump devem fazer a disputa mais acirrada dos últimos anos fazer a disputa (Logan Cyrus and RONDA CHURCHILL/AFP)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 11h10.

Última atualização em 5 de novembro de 2024 às 11h25.

A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump disputam quem será o próximo presidente dos Estados Unidos, em um cenário acirrado. As urnas abriram 7h e fecham a partir das 20h, no horário de Brasília

Os primeiros números devem ser conhecidos na noite desta terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido. A EXAME realizará uma live para acompanhar e analisar os primeiros dados da disputa americana.

Veja também

O programa será apresentado por Rafael Balago, repórter de Mundo da EXAME, e Luciano Pádua, editor de macroeconomia da EXAME. Eles recebem Maurício Moura, professor da Universidade George Washington. Assista abaixo:

Lives durante a semana

Nesta semana, a EXAME fará programas diários ao vivo para seguir a apuração da eleição nos EUA. Veja a seguir a agenda de programas:

Kamala Harris e Donald Trump em campanha

Como acompanhar a apuração nos EUA?

A EXAME terá um live blog e uma página com o resultado da apuração, atualizados conforme os dados forem sendo divulgados.

Além disso, haverá lives diárias para comentar os resultados. Uma delas será feita às 21h desta terça e outra está marcada para as 9h de quarta-feira. Acompanhe pelo YouTube da Exame.

Como funciona a apuração nos EUA?

No país, cada estado apura os votos localmente e indica o vencedor. Em seguida, a imprensa americana soma os dados e aponta o vencedor. Não há um órgão que centralize a apuração, como o TSE no Brasil.

Que horas sairá o resultado nos EUA?

A expectativa é que o resultado demore a sair e seja revelado só na quarta-feira ou depois. Como há voto pelo correio, há estados, como Nevada, que consideram as cédulas que chegarem nos dias seguintes à votação. Filas nos locais de votação também podem atrasar o fechamento das urnas e, consequentemente, da apuração.

Como a votação é indireta, mais importante do que observar o total de votos é ver quantos delegados cada candidato consegue no Colégio Eleitoral e qual deles conquista mais estados-chave. Neste ano, há sete estados decisivos. Veja quando deve sair o resultado em cada um deles:

Em 2020, na última eleição, o resultado demorou quatro dias e só saiu no sábado.

Como funciona a eleição nos EUA?

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame