Mundo

Egito ratifica acordo polêmico que cede ilhas à Arábia Saudita

O acordo virou um assunto sensível e provocou protestos entre os egípcios irritados com a soberania nacional

Egito: presidente voltou atrás da decisão (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Egito: presidente voltou atrás da decisão (Peter Macdiarmid/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de junho de 2017 às 16h48.

Última atualização em 24 de junho de 2017 às 16h51.

Cairo - O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, ratificou um acordo de demarcação marítima que prevê a cessão da soberania do Egito sobre duas ilhas desabitadas do Mar Vermelho à Arábia Saudita, afirmou o governo neste sábado.

O acordo virou um assunto sensível para al-Sisi, que conta com a Arábia Saudita como aliada-chave, após o acordo alimentar críticas públicas generalizadas e protestos de rua entre os egípcios irritados com a soberania nacional.

Na semana passada, o parlamento egípcio apoiou o plano que cede o controle das ilhas de Tiran e Sanafir para a Arábia Saudita, mas o acordo também se tornou objeto de uma disputa legal sobre jurisdição entre diferentes tribunais.

"O presidente Abdel Fattah al-Sisi ratificou o acordo de demarcação marítima entre a República Árabe do Egito e o Reino da Arábia Saudita", afirmou o comunicado do gabinete.

Nesta semana, o Tribunal Constitucional suspendeu temporariamente as decisões judiciais sobre o acordo até decisão sobre qual instituição teria a palavra final na matéria.

O governo de al-Sisi anunciou no ano passado o acordo marítimo com a Arábia Saudita, um aliado que deu bilhões de dólares de ajuda ao Egito. Os governos egípcio e saudita dizem que as ilhas são sauditas, mas que estão sujeitas à proteção egípcia.

A Arábia Saudita ajudou al-Sisi após a derrubada do presidente Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, em 2013.

Mas os egípcios estão aumentando a crítica sobre o estado do renascimento econômico do país, após anos de agitação política e uma desvalorização da libra egípcia, do aumento de impostos e de cortes de subsídios introduzidos pelo governo al-Sisi.

 

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaEgito

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame