Exame Logo

Economia japonesa cresce acima do esperado

Grandes investimentos de companhias do país e forte demanda interna foram os responsáveis pelo resultado

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A economia japonesa cresceu 3,1% de janeiro a março desse ano, impulsionada pelos investimentos acima do esperado realizados pelas companhias do país e por uma forte demanda interna, publicou nessa terça-feira (13/6) The Wall Street Journal.

Como esse crescimento além do previsto foi ocasionado pelas empresas, a expectativa dos especialistas é que se mantenha ritmo nos próximos meses. Nos últimos três meses de 2005, a segunda maior economia do mundo já havia expandido 3,1%, sendo que a estimativa do governo para o período era de 1,9%.

Veja também

Isso sugere que a economia japonesa é mais forte que o identificado pelo mercado. O índice Nikkei, das 225 principais companhias do país, registrou na última semana o nível mais baixo em seis meses, devido às preocupações dos investidores quanto ao futuro da economia norte-americana. Hoje, os Estados Unidos são o principal destino das exportações japonesas.

A projeção dos economistas para o ano fiscal, que começou em abril, é de crescimento de cerca de 2%. Mas, considerando esses resultados, é possível que a expansão seja maior. "Se foi possível crescer 3% em um trimestre relativamente maçante, é razoável esperar um aumento acima de 2% nos próximos três meses", afirma o economista da Macquarie Research, Richard Jerram.

A demanda doméstica mais forte ajudou a frear o declínio dos preços, que se mantinha há anos. Se acontinuar assim, em poucos meses o Japão deve alcançar uma de suas metas, que é a de incentivar os bancos a ampliar os empréstimos e, dessa forma, expandir a atividade econômica do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame