Diplomata americana encarregada da América Latina renuncia
Fontes indicam que decisão foi por ter diferenças com a Casa Branca pela implementação de um polêmico acordo migratório com a Guatemala
AFP
Publicado em 8 de agosto de 2019 às 16h45.
Última atualização em 8 de agosto de 2019 às 16h46.
Kimberly Breier, subsecretária para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano, renunciou ao cargo, informou nesta quinta-feira o chefe da diplomacia, Mike Pompeo.
"Depois de mais de dois anos trabalhando até tarde e de viagens constantes, Kim Breier vai deixar seu cargo para passar mais tempo com sua família", anunciou Pompeo no Twitter.
Breier, encarregada das relações dos Estados Unidos com a América Latina , dirigiu as negociações com a delegação mexicana que esteve em Washington em junho, quando o presidente americano Donald Trump ameaçou impor tarifas ao país se os fluxos migratórios não fossem interrompidos.
"Foi uma honra e um privilégio servir como subsecretária para Assuntos do Hemisfério Ocidental", tuitou Breier.
De acordo com o jornal The Washington Post, que informou sobre a renúncia antes do anúncio oficial, a diplomata deixa seu cargo por ter diferenças com a Casa Branca pela implementação de um polêmico acordo migratório com a Guatemala, muito criticado pelas organizações de defesa dos direitos humanos.