Exame Logo

Crise: países diminuem repasses para redução da pobreza

Segundo a ONU, dos 23 países que integram o comitê de ajuda ao desenvolvimento da OCDE, 16 reduziram suas contribuições em 2011

Protesto na Grécia: as quedas mais acentuadas foram na Grécia e Espanha, países europeus mais atingidos pela crise (Stefania Mizara/Corbis/Latin Stock)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 09h55.

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou relatório no qual informa que a maior parte dos países diminuiu as contribuições destinadas à redução da pobreza e inclusão social no mundo. Para a ONU, a crise econômica internacional que atinge principalmente os países da zona do euro, os Estados Unidos e parte da Ásia é a principal responsável pela diminuição dos repasses financeiros.

Dos 23 países que integram o comitê de ajuda ao desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 16 reduziram suas contribuições no ano passado, depois que registraram queda de suas receitas fiscais. As quedas mais acentuadas foram na Grécia e Espanha, em seguida na Áustria e Bélgica.

Veja também

Após atingir um recorde em 2010, os repasses caíram 3% em 2011, registrando US$ 133,5 bilhões, diz o relatório referente às Metas do Milênio para o Desenvolvimento (OMD). A previsão era US$ 166,8 bilhões. Se o mesmo ritmo for mantido, dizem os especialistas, as metas só serão atingidas em 2015.

Apenas a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Holanda e Luxemburgo contribuíram com valores superiores à meta fixada – aproximadamente 0,7% a mais do total bruto. O comitê apelou para todos os colaboradores tentarem cumprir as metas ao ordenar os repasses previstos para a ONU. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaONUPobrezaUnião Europeia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame