Chineses estão otimistas quanto ao potencial de crescimento do país, diz pesquisa
80% dos entrevistados se sentem “honrados em ser chineses” e 85% se sentem “muito orgulhosos das conquistas do país”
Agência
Publicado em 10 de abril de 2023 às 18h50.
A maioria dos chineses está confiante sobre o desenvolvimento do país e considera seu potencial de crescimento o mais promissor do mundo, segundo a pesquisa Índice de Opinião Pública Global 2023, conduzida pelo Laboratório de Big Data de Filosofia e Ciências Sociais do Ministério da Educação e pela Estratégia Nacional de Comunicação e pelo Instituto de Pesquisa de Estratégia Nacional de Comunicação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong.
Apesar de a China ocupar o segundo lugar, atrás dos Estados Unidos, em termos de força nacional geral, os entrevistados estavam mais otimistas quanto ao potencial de desenvolvimento do país.
- Biden diz que planeja concorrer às eleições nos EUA
- Chefe da política externa da UE critica China por apoio à Rússia na guerra da Ucrânia
- Sabesp (SBSP3) rumo à privatização? SP contrata agência para assessorar desestatização
- Etanol está mais competitivo em relação à gasolina apenas no Amazonas e em MT
- Apple volta atrás e deve demitir um pequeno número de funcionários
- Arsesp autoriza Sabesp a aplicar reajuste tarifário de 9,5609%
A China classificou-se em primeiro lugar no índice de potencial de desenvolvimento, com uma pontuação de 39,38, enquanto os Estados Unidos classificaram-se em segundo lugar, com uma pontuação de 30,67, de acordo com a pesquisa de opinião pública global divulgada no domingo em Pequim. A Rússia classificou-se em terceiro lugar, com 9,09 pontos.
Amostra
Os dados foram coletados on-line em 22 países por duas empresas de pesquisa profissionais – Dataway para o continente chinês e Qualtrics para os demais. Foram entrevistados um total de 23.512 entrevistados, incluindo 1.500 do continente. A pesquisa foi realizada de novembro a dezembro de 2022.
Orgulho nacional
O estudo mostrou que os chineses têm um alto nível de orgulho nacional e identidade nacional. Segundo os dados, 80% dos entrevistados se sentem “honrados em ser chineses” e 85% se sentem “muito orgulhosos das conquistas do país”.
Quase 80% dos entrevistados disseram que ficariam na China mesmo se tivessem a chance de sair.
A pesquisa constatou que os chineses têm um forte senso de identidade nacional e se orgulham das realizações da China, disse Zhang Kun, professor da Escola de Jornalismo e Comunicação de Informação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, que liderou a pesquisa.
Rivalidade com EUA e Rússia
Ele observou que a pesquisa também mostrou que a maioria dos chineses acredita que a China, os Estados Unidos e a Rússia são as grandes potências mais proeminentes, refletindo sua influência econômica, política e militar significativa no palco global.
Além disso, os Estados Unidos tendem a ser percebidos negativamente como uma potência “hegemônica”, “agressiva”, “problemática” e “militar” pelo povo chinês. Zhang também observou que a crescente presença global da China levou seu povo a prestar muita atenção aos assuntos internacionais e eventos mundiais.
Quando se trata de opiniões públicas globais, é geralmente reconhecido que o crescente poder econômico e político da China teve um impacto significativo na comunidade global, e muitas pessoas em todo o mundo recebem com satisfação o papel crescente da China nos assuntos internacionais.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China Daily