Mundo

Chineses estão otimistas quanto ao potencial de crescimento do país, diz pesquisa

80% dos entrevistados se sentem “honrados em ser chineses” e 85% se sentem “muito orgulhosos das conquistas do país”

China: cidadão chinês tem orgulho do país. (Bloomberg/Bloomberg)

China: cidadão chinês tem orgulho do país. (Bloomberg/Bloomberg)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 10 de abril de 2023 às 18h50.

A maioria dos chineses está confiante sobre o desenvolvimento do país e considera seu potencial de crescimento o mais promissor do mundo, segundo a pesquisa Índice de Opinião Pública Global 2023, conduzida pelo Laboratório de Big Data de Filosofia e Ciências Sociais do Ministério da Educação e pela Estratégia Nacional de Comunicação e pelo Instituto de Pesquisa de Estratégia Nacional de Comunicação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong.

Apesar de a China ocupar o segundo lugar, atrás dos Estados Unidos, em termos de força nacional geral, os entrevistados estavam mais otimistas quanto ao potencial de desenvolvimento do país.

A China classificou-se em primeiro lugar no índice de potencial de desenvolvimento, com uma pontuação de 39,38, enquanto os Estados Unidos classificaram-se em segundo lugar, com uma pontuação de 30,67, de acordo com a pesquisa de opinião pública global divulgada no domingo em Pequim. A Rússia classificou-se em terceiro lugar, com 9,09 pontos.

Amostra

Os dados foram coletados on-line em 22 países por duas empresas de pesquisa profissionais – Dataway para o continente chinês e Qualtrics para os demais. Foram entrevistados um total de 23.512 entrevistados, incluindo 1.500 do continente. A pesquisa foi realizada de novembro a dezembro de 2022.

Orgulho nacional

O estudo mostrou que os chineses têm um alto nível de orgulho nacional e identidade nacional. Segundo os dados, 80% dos entrevistados se sentem “honrados em ser chineses” e 85% se sentem “muito orgulhosos das conquistas do país”.

Quase 80% dos entrevistados disseram que ficariam na China mesmo se tivessem a chance de sair.

A pesquisa constatou que os chineses têm um forte senso de identidade nacional e se orgulham das realizações da China, disse Zhang Kun, professor da Escola de Jornalismo e Comunicação de Informação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, que liderou a pesquisa.

Rivalidade com EUA e Rússia

Ele observou que a pesquisa também mostrou que a maioria dos chineses acredita que a China, os Estados Unidos e a Rússia são as grandes potências mais proeminentes, refletindo sua influência econômica, política e militar significativa no palco global.

Além disso, os Estados Unidos tendem a ser percebidos negativamente como uma potência “hegemônica”, “agressiva”, “problemática” e “militar” pelo povo chinês. Zhang também observou que a crescente presença global da China levou seu povo a prestar muita atenção aos assuntos internacionais e eventos mundiais.

Quando se trata de opiniões públicas globais, é geralmente reconhecido que o crescente poder econômico e político da China teve um impacto significativo na comunidade global, e muitas pessoas em todo o mundo recebem com satisfação o papel crescente da China nos assuntos internacionais.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China Daily

Acompanhe tudo sobre:ChinaCrescimento econômicoPIB

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos