China substitui líderes da força nuclear, depois de remover ministro das Relações Exteriores
Intenção do governo chinês é assegurar a lealdade dos militares da Força de Foguetes ao líder Xi Jinping
Agência de notícias
Publicado em 1 de agosto de 2023 às 15h07.
A China destituiu o comandante da força nuclear do país, um movimento que, para analistas, teve a intenção deassegurar lealdade ao líder Xi Jinping no braço militar que controla mísseis nucleares apontados para os Estados Unidos e poderia ter um papel central em qualquer tentativa de tomar Taiwan pela força.
A remoção de Li Yuchao, um veterano da Força de Foguetes do Exército de Libertação Popular, marca um fim abrupto de um período excepcionalmente curto em um importante posto militar e acontece dias depois de a China substituir seu ministro das Relações Exteriores, em outra decisão envolta em mistério.
- Fitch eleva ratings de Petrobras e várias empresas brasileiras após melhora em nota soberana
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- Presidente da Câmara ameaça lançar investigação de impeachment contra Biden
- Capacidade instalada de energia renovável da China ultrapassa a de energia de carvão
- Lançamentos da Netflix em agosto de 2023: veja os filmes e as séries
- Militares do Níger acusam França de tentar intervenção militar após golpe de Estado
Li, anunciado como comandante em janeiro do ano passado, não é visto em público há vários meses. Sua saída foi confirmada em uma cerimônia um dia depois da China comemorar o aniversário de 96 anos da fundação do Exército.
Na cerimônia, Xi promoveu oficialmente o novo comandante da Força de Foguetes, Wang Houbin, e seu novo comissário político, Xu Xisheng, ao posto de general, e os presenteou com uma nova insígnia de posto, de acordo com o comunicado da agência de notícias estatal Xinhua.
O comunicado não mencionou o comandante anterior, Li, nem o comissário político anterior, que ocupava o cargo desde julho de 2020. O Ministério da Defesa não respondeu às perguntas sobre a substituição de Li.