Mundo

China faz apelo para que EUA descartem mentalidade da "Guerra Fria"

Pedido acontece ao mesmo tempo em que os EUA tentam formar alianças no oriente para frear a crescente influência chinesa no cenário global

Bandeiras da China e dos Estados Unidos em Xangai
30/07/2019 REUTERS/Aly Song (Aly Song/Reuters)

Bandeiras da China e dos Estados Unidos em Xangai 30/07/2019 REUTERS/Aly Song (Aly Song/Reuters)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 7 de outubro de 2020 às 12h45.

A China disse nesta quarta-feira (7) que os Estados Unidos deveriam encerrar seus ataques e suas acusações sem justificativa contra Pequim, acusando o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de criar um confronto político por má fé e de difamar o país.

Na terça-feira (6), Pompeo visitou o Japão e pediu mais colaboração do país, da Índia e da Austrália como contraposição à influência regional crescente da China.

"Pompeo fabricou mentiras contra a China repetidamente e criou um confronto político por má fé", disse a embaixada chinesa no Japão em um comunicado. "Mais uma vez, fazemos um apelo aos EUA para abandonarem sua mentalidade da Guerra Fria e seu preconceito ideológico, para pararem com ataques e acusações sem justificativa contra a China e para tratarem as relações com a China de uma maneira construtiva."

A visita de Pompeo ao leste asiático, sua primeira em mais de um ano, coincide com o agravamento das tensões dos EUA com a China. As duas maiores economias do mundo estão em choque em diversas áreas, desde a forma como Pequim tratou do coronavírus até a nova lei de segurança que impôs a Hong Kong e às ambições chinesas no Mar do Sul da China.

O clamor de Pompeo para que os países do grupo Quad --EUA, Japão, Índia e Austrália-- formem uma frente unida contra a influência crescente da China é um tema delicado para os parceiros dos Estados Unidos, que dependem da China no comércio.

Mais de Mundo

Atividade econômica da Argentina cai 3,9% no período de 12 meses até junho

OIM pede 18,5 milhões de dólares para conter surto de mpox na África

Brasileiro salva criança que se pendurou em varanda de apartamento no 2º andar na Espanha

Exames constatam que caso suspeito de mpox na Argentina era catapora

Mais na Exame