Mundo

China eliminará cota para investimentos externos

País atenderá pedido dos Estados Unidos, que consideravam a restrição uma forma de manter o preço do yuan baixo artificialmente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Priorizar nos meus resultados Google

Ficará mais fácil para as companhias chinesas investir em grande escala em outros países, informou nessa sexta-feira (9/6) o The Wall Street Journal. De acordo com o veículo, o país atenderá aos apelos dos Estados Unidos para eliminar a cota anual de 5 bilhões de dólares em investimentos externos, que mantinha o preço da moeda chinesa baixo e favorecia as exportações.

Com a medida, o yuan deverá ser valorizado. Os analistas, no entanto, afirmam que esse movimento será apenas técnico, pois os investimentos das empresas chinesas no mundo foi recorde, totalizando 11,31 bilhões de dólares. Em 2004, esse valor foi de apenas 1,8 bilhão de dólares, segundo dados oficiais.

De acordo com o governo chinês, os investimentos estrangeiros no país no ano passado somaram 72,4 bilhões de dólares, 20% a mais que no ano anterior. Para que o yuan seja valorizado diante do dólar, é preciso "enxugar" o montante de moeda americana disponível no país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Papa Leão XIV critica eutanásia e cobra empenho contra agressões sexuais na Igreja

Irã mantém condições para reabrir Estreito de Ormuz: 'Não recuaremos'

China envia pandas-gigantes aos EUA após encontro entre Xi Jinping e Donald Trump

Israel afirma ter matado comandante do Hamas em nova operação em Gaza