Mundo

Caos em tráfego aéreo britânico diminui após falha

Falha no sistema, que afetou estações de controle do tráfego aéreo, foi a culpada por atrapalhar milhares de passageiros


	Avião decola do aeroporto de Heathrow: pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres
 (Andrew Winning/Reuters)

Avião decola do aeroporto de Heathrow: pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres (Andrew Winning/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 13h56.

Londres - Uma falha no sistema, que afetou estações de controle do tráfego aéreo, foi a culpada por atrapalhar milhares de passageiros que entram e saem dos maiores aeroportos da Grã-Bretanha, afirmaram oficiais, conforme os serviços voltaram ao normal neste sábado.

Um pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres, que se autodenomina o aeroporto internacional mais movimentado no mundo, de acordo com seu website.

Funcionários de tráfego aéreo disseram na sexta-feira que a falha no sistema aconteceu durante a troca dos controladores de voo, cujas estações de trabalho são colocadas em operação ou em espera, conforme a necessidade.

“Neste caso, a transição entre dois estados causou a falha do sistema, que não havia sido notada anteriormente”, afirmou o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo em um comunicado.

“A falha significa que os controladores não conseguiram acessar todas as informações sobre os planos de voo individuais, o que aumenta o volume de trabalho significativamente”, disse a entidade, acrescentando que o tráfego foi então reduzido.

O secretário de Transportes, Patrick McLoughlin exigiu, na sexta-feira, uma explicação completa para o problema que obrigou as autoridades a limitar o acesso ao espaço aéreo britânico em um dos períodos mais movimentados do ano.

Esta falha foi o segundo incidente em pouco mais de um ano a afetar o centro de controle do SNTA em Swanwick, no sudeste da Inglaterra, um dos dois principais centros.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoEuropaLondresMetrópoles globaisReino UnidoSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado; assista aqui

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Campanha de Biden ignora críticas e afirma que ele voltará à estrada em breve

Mais na Exame