Mundo

Brasília será sede de Conferência Anticorrupção

O lema será 'Mobilizar pessoas e conectar agentes para a mudança'; ele pretende encorajar a sociedade a participar na luta para melhorar a gestão pública

A IACC é realizada a cada dois anos e sua última reunião foi em Bangcoc em 2011 (Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)

A IACC é realizada a cada dois anos e sua última reunião foi em Bangcoc em 2011 (Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às 19h52.

Brasília - Brasília será sede da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IAAC, na sigla em inglês), que será realizada entre os próximos dias 7 e 10 de novembro, anunciou nesta quarta-feira a presidente da organização não-governamental Transparência Internacional (TI), Huguette Labelle.

A filósofa canadense, que preside a ONG desde 2005, foi recebida pela presidente Dilma Rousseff, com quem conversou sobre os preparativos do evento que deve reunir 1,5 mil delegados de 140 países.

A conferência foi convocada sob o lema 'Mobilizar pessoas e conectar agentes para a mudança', com o qual pretende encorajar à sociedade civil a ter uma participação mais direta na luta para melhorar a gestão pública, detalhou Labelle em entrevista coletiva realizada após seu encontro com Dilma.

A IACC é realizada a cada dois anos e sua última reunião foi em Bangcoc em 2010, onde foi estabelecida a intenção de trabalhar em favor da criação de ambientes mais favoráveis a essa participação mais ativa de toda a sociedade no combate à corrupção.

Durante a entrevista coletiva, Labelle foi perguntada sobre a situação do Brasil e em particular sobre a saída de sete ministros do governo Dilma suspeitos de corrupção.

Além disso, pouco antes de seu encontro com os jornalistas, a Procuradoria Geral da República confirmou que apresentou uma acusação formal perante o Supremo Tribunal contra o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, por supostas irregularidades quando foi prefeito de Belo Horizonte, entre 2002 e 2009.

Labelle evitou comentar casos particulares e afirmou que 'quando há problemas com indivíduos que não cumprem sua responsabilidade, o importante é certificar que cada um dos casos seja tratado da melhor maneira possível'.

Segundo a presidente da TI, 'não importa o número' de acusados ou de demissões, mas o fato de que cada denúncia seja devidamente investigada e que finalmente 'haja justiça'. 

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasCorrupçãoEscândalosFraudesgestao-de-negociosPolíticaReuniões

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana