Exame Logo

Bombeiros avançam no combate aos incêndios na Califórnia

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, informou que o fogo que afeta a cidade está 30% "controlado"

Incêndios: as chamas obrigaram a saída de mais de 200 mil pessoas e arrasaram milhares de hectares no estado (Mike Blake/Reuters)
E

EFE

Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 19h17.

Los Angeles - Os mais de 5.700 bombeiros que lutam contra os incêndios do sul do estado da Califórnia conseguiram grandes avanços nas últimas horas no combate às chamas .

Os três incêndios declarados na parte noroeste de Los Angeles são os com melhor evolução no controle. Já o foco que surgiu no condado de Ventura e os dois que apareceram ontem em San Diego ainda não conseguiram ser administrados.

Veja também

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, informou que o fogo que afeta a cidade está 30% "controlado", embora o "alerta vermelho" vá permanecer até a tarde de domingo.

O enfraquecimento dos ventos ajudou nos trabalhos de contenção das chamas, que destruíram mais de 500 imóveis, obrigaram a saída de mais de 200 mil pessoas e arrasaram milhares de hectares no estado. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou hoje o estado de emergência na Califórnia para agilizar a entrega de verba e ajuda federal ao estado.

Graças ao esforço dos bombeiros, o Museu Getty, ameaçado na quarta-feira pelas chamas, anunciou hoje que reabriu ao público, assim como a Universidade da Califórnia, que ontem cancelou as aulas.

O controle das chamas também progrediu no bairro de Sylmar, na região metropolitana de Los Angeles. Desde terça-feira o fogo já consumiu mais de 6.191 hectares, incluindo 33 casas, mas está 40% controlado, de acordo com o Cal Fire, o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.

O incêndio na região de Valencia, ao norte de Los Angeles, atinge 2.447 hectares e está 35% contido. Ao todo, 900 bombeiros atuam no local.

O maior dos focos, o chamado Thomas, no condado de Ventura, já arrasou 53.418 hectares, se aproxima da costa do Oceano Pacífico e está apenas 10% controlado.

Mais ao sul, perto do condado de San Diego, na fronteira com o México, foram declarados dois incêndios ontem. As chamas que estão perto da cidade de Murrieta alcançam os 121 hectares e estão apenas 5% controladas, enquanto o incêndio do norte do condado de San Diego alcançou os 1.659 hectares.

As autoridades acreditam, no entanto, que, com a diminuição dos ventos, os bombeiros conseguirão controlar o avanço das chamas ainda hoje.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)IncêndiosLos Angeles

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame