Mundo

Bolívia registra primeiro caso de zika, procedente do Brasil

"Uma mulher de 58 anos, que passou cinco dias no Brasil, chegou com os sintomas da doença e a análise confirmou que ela tem o vírus


	Mosquito Aedes aegypti: o vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre
 (Thinkstock/AbelBrata)

Mosquito Aedes aegypti: o vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre (Thinkstock/AbelBrata)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 16h40.

Autoridades sanitárias da Bolívia confirmaram nesta quarta-feira o primeiro caso positivo de zika, registrado no departamento de Santa Cruz (leste), numa mulher procedente do Brasil que encontra-se em situação estável.

"Uma mulher de 58 anos, que passou cinco dias no Brasil, chegou com os sintomas da doença e a análise confirmou que ela tem o vírus. Foi atendida e agora passa bem", disse à AFP Joaquín Monasterio, diretor do Serviço Departamental de Saúde de Santa Cruz (SEDES).

Pelo tempo de permanência da paciente no Brasil, Monasterio eliminou qualquer contágio de pessoas próximas a ela, mas não descartou que novos casos importados de solo brasileiro ou paraguaio sejam registrados, onde há uma epidemia da doença.

O vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDoençasZika

Mais de Mundo

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos essenciais, diz diretora do Fed

Bandeira invertida coloca Suprema Corte dos EUA em apuros

Mais na Exame