Exame Logo

Bloomberg anuncia apoio ao presidente Obama nas eleições

O anúncio acontece a cinco dias das eleições e quando Nova York e sua região lutam para se recuperar das sequelas de Sandy

Prefeito de Nova York: Bloomberg afirma que ''(se) o Mitt Romney dos anos 1994 ou 2003 tivesse se apresentado à eleição, provavelmente teria votado nele'' (Eduardo Munoz/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 18h53.

Nova York - O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou nesta quinta-feira seu apoio a Barack Obama para as eleições presidenciais da próxima terça-feira, uma decisão certamente estimulada pela passagem da tempestade Sandy e pela postura do presidente sobre a mudança climática.

''A devastação deixada por Sandy na cidade de Nova York e em boa parte do nordeste do país, com vidas, casas e negócios perdidos, ressaltou o que está em jogo na eleição presidencial da próxima terça-feira'', escreveu o prefeito em um editorial na ''Bloomberg'', a agência que ele mesmo fundou.

Veja também

O anúncio de Bloomberg acontece a cinco dias das eleições e quando Nova York e sua região lutam para recuperar-se das sequelas de ''Sandy'',

O prefeito comentou que ''nosso clima está mudando'' e os riscos que isso acarreta ''deveriam levar os líderes a tomar uma ação imediata'', e por isso pediu votos para Obama, já que o presidente deu ''importantes passos'' durante os últimos quatro anos para lutar contra a mudança climática, considerada a responsável pelo aumento das tempestades graves.

Em seu artigo, Bloomberg lembra que a Administração Obama elevou os requerimentos de eficiência energética para automóveis e caminhões e adotou controles mais estritos nas emissões de mercúrio ''que ajudará a fechar as usinas de carvão mais poluentes''.

O prefeito assegura que o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, conta com ''um histórico de luta contra a mudança climática'' no passado, mas nos últimos tempos ''reverteu esse curso'', e ''este problema é grande demais''.

Nesse sentido, Bloomberg afirma que ''(se) o Mitt Romney dos anos 1994 ou 2003 tivesse se apresentado à eleição, provavelmente teria votado nele''.

Por sua parte, Obama reagiu ao apoio dizendo que se sente ''honrado'' pelo respaldo do prefeito e elogiou seu êxito empresarial, suas obras filantrópicas e seu ''extraordinário trabalho'' à frente de Nova York ''nestes dias difíceis''.

''Embora não concordemos em todos os temas, Bloomberg e eu estamos de acordo nas questões mais importantes'', como a melhoria da educação, a luta contra a mudança climática e a reforma da imigração, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPartido Democrata (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame