Exame Logo

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Medida é defendida pelo presidente após ataque ao rival Donald Trump durante um comício

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Scott Olson / Equipe/Getty Images)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 15 de julho de 2024 às 21h02.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 23h14.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou ao secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, que seja forneido ao candidato presidencial independente Robert Kennedy Jr. um aparato do Serviço Secreto, e que o do ex-presidente Donald Trump seja reforçado.

"Tendo em vista os eventos deste fim de semana, o presidente me instruiu a trabalhar com o Serviço Secreto para fornecer proteção a Robert Kennedy Jr.", declarou Mayorkas durante entrevista coletiva na Casa Branca.

Veja também

Além de Robert Kennedy Jr., Mayorkas anunciou segurança reforçada para Trump, que no sábado sobreviveu a uma tentativa de assassinato durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia.

"O Serviço Secreto reforçou a proteção do ex-presidente com base na natureza mutável das ameaças a ele e em sua iminente mudança de provável candidato para candidato", disse o secretário de Segurança Nacional.

Mayorkas explicou que entre as melhorias na proteção de Trump estão medidas que serão colocadas em prática durante a Convenção Nacional Republicana, que começou hoje em Milwaukee (Wisconsin), como o aumento da quantidade de cercas ao redor do local do encontro e o uso de tecnologia de reconhecimento.

Robert Kennedy Jr., que está concorrendo como candidato independente contra Trump e Biden na eleição de novembro, disse meses atrás que lhe foi negado um pedido de proteção do Serviço Secreto.

No domingo, após o ataque a Trump, o congressista democrata Ritchie Torres e o republicano Mike Lawler anunciaram um projeto de lei para fornecer "proteção reforçada do Serviço Secreto" para Biden, Trump e Robert Kennedy Jr. na campanha.

FOTOS: Trump é ferido na cabeça durante comício na Pensilvânia

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Estados Unidos (EUA)Joe BidenDonald TrumpAtentado contra Trump

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame