Austrália ordena evacuações no litoral com chegada de ciclone

Ciclone "Debbie" avança pelo Pacífico com ventos de 250 km/h; fenômeno é o mais potente desde o "Yasi" de 2011

Sydney - As autoridades da Austrália anunciaram neste domingo a ordem de evacuação de várias comunidades litorâneas no estado de Queensland, no nordeste do país, perante a chegada do ciclone "Debbie", o mais potente dos últimos anos.

O Escritório de Meteorologia australiano indicou que a tempestade de categoria 4 avança pelo Pacífico com ventos de 250 km/h e espera-se que toque terra na próxima terça-feira de manhã perto de Townsville, cerca de mil quilômetros ao norte de Brisbane, a capital estadual.

O diretor regional do escritório, Bruce Gunn, alertou que a chegada do ciclone poderia provocar uma forte ressaca em amplas áreas do litoral.

Segundo Gunn, o "Debbie" será o ciclone mais potente a afetar a Austrália desde o "Yasi" em 2011, que gerou uma ressaca que causou vários danos no litoral.

O conselho regional de Whitsunday, onde espera-se que o ciclone toque terra, ordenou a evacuação de várias comunidades situadas no litoral, enquanto o governo estadual determinou que as escolas permanecerão fechadas na segunda-feira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.