Acompanhe:

Atirador do Canadá era viciado em crack

O atirador que matou um soldado e invadiu o Parlamento em Ottawa sofria de problemas psicológicos e tentou ser preso para que tratassem dependência de crack

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Imagem mostra Michael Zehaf-Bibeau indo em direção ao prédio do Parlamento Canadense
 (CBC via Reuters TV)

Imagem mostra Michael Zehaf-Bibeau indo em direção ao prédio do Parlamento Canadense (CBC via Reuters TV)

D
Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às, 16h26.

Ottawa - Michael Zehaf-Bibeau, o atirador que matou um soldado e invadiu o Parlamento em Ottawa na quarta-feira e que depois foi abatido pelos seguranças, sofria de problemas psicológicos e tentou ser preso para que tratassem de sua dependência de crack, segundo a imprensa local.

De acordo com uma matéria publicada pelo jornal Vancouver Sun com base em documentos judiciais, ele teria se envolvido em vários delitos menores com a intenção de ir para a prisão, "a única maneira de superar a sua dependência de crack", um derivado da cocaína.

Em 2011, Zehaf-Bibeau invadiu um restaurante de uma rede fast food e ameaçou com um pedaço de madeira um funcionário, que achou que fosse uma brincadeira de mau gosto e chamou a polícia. Zehaf-Bibeau saiu do restaurante, sentou-se sobre sua mochila e esperou a chegada da polícia.

Durante uma avaliação psiquiátrica, o jovem indicou ser um muçulmano devoto há sete anos e que queria "ser um homem melhor quando fosse finalmente libertado".

Mas o tribunal estipulou uma libertação sob fiança. A medida foi criticada por Zehaf-Bibeau. "Eu não sei se vocês conhecem minha ficha" criminal, declarou ele, assumindo a culpa de um assalto a mão armada, segundo o jornal.

"Eu sou um viciado em crack e, ao mesmo tempo, sou um fiel. Eu quero sacrificar a minha liberdade e as coisas boas da vida durante um ano e também buscar tratamento de desintoxicação", pediu ao juiz.

No final do mesmo ano, o jovem se entregou em uma delegacia de polícia afirmando ter cometido um assalto dez anos antes em Quebec. A polícia não encontrou uma denúncia referente a esse roubo.

Zehaf-Bibeau, de 32 anos, também estava tentando conseguir um passaporte para ir à Síria, segundo informou na quinta-feira a Polícia Real do Canadá.

Nascido em Montreal, Zehaf-Bibeau estava morando em Vancouver há alguns anos. A Polícia Real o investigava para decidir se poderia receber o documento ou não.

A imprensa canadense repercutia nesta sexta-feira detalhes a respeito do atentado contra o Parlamento canadense.

Outro jornal também relatou que o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, foi colocado dentro de um armário durante o ataque de quarta ao prédio, onde o chefe de Governo estava em reunião.

Harper passou cerca de 15 minutos dentro do armário antes que os arredores da sala onde se encontrava fossem devidamente protegidos para permitir sua retirada, informou o jornal Globe and Mail.

O premiê estava reunido com 150 parlamentares de seu partido conservador em um salão que dá para o corredor principal do prédio, quando Michael Zehaf-Bibeau entrou armado depois de assassinar um soldado do lado de fora. Ele foi abatido pouco depois.

"Muitos deputados acharam que o primeiro-ministro tinha conseguido deixar a sala e não sabiam que ele estava, de fato, dentro de um armário", acrescentou um parlamentar ao jornal.

Os deputados também se prepararam para usar mastros de bandeiras como lanças para se defender de qualquer agressor que pudesse invadir a sala, acrescentou a fonte.

Últimas Notícias

Ver mais
Morte de idoso no Reino Unido levanta debate sobre suplementos de vitamina D
Ciência

Morte de idoso no Reino Unido levanta debate sobre suplementos de vitamina D

Há 3 dias

Canadá voltará a exigir visto de mexicanos para conter pedidos de asilo
Mundo

Canadá voltará a exigir visto de mexicanos para conter pedidos de asilo

Há 5 dias

Ministro de finanças da França apoia proposta de sistema tributário internacional para 'super-ricos'
Economia

Ministro de finanças da França apoia proposta de sistema tributário internacional para 'super-ricos'

Há 5 dias

Quanto você precisa ter para entrar no clube do 1% mais rico?
Economia

Quanto você precisa ter para entrar no clube do 1% mais rico?

Há 6 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais