Ataque de foguete em Misrata mata 23, dizem rebeldes

Oposição ao regime de Kadafi alega que se a Otan não intervir, ocorrerá um massacre

Argel/Beirute - Rebeldes líbios alertaram nesta quinta-feira para a ameaça de um " massacre" em Misrata pelas tropas leais ao líder líbio Muammar Kadafi caso a Otan não intensifique seus ataques nesta cidade.

O alerta acontece depois de um pesado ataque de leais a Kadafi numa área residencial perto do porto controlado pelos rebeldes. O ataque deixou 23 mortos, incluindo três egípcios, e segundo os rebeldes, as forças do governo estavam disparando contra civis.

"O número de mortos aumentou para 23 e dezenas estão feridos. Os mortos são civis e a maioria são mulheres e crianças. Sabemos agora que ao menos três egípcios morreram no ataque", disse à Reuters por telefone um porta-voz rebelde que se identificou como Gemal Salem.

"Um massacre... vai acontecer aqui se a Otan não intervir fortemente", disse outro porta-voz dos rebeldes, que se identificou como Abdelsalam, por telefone de Misrata.

A França e o Reino Unido, que lideram a coalizão de ataques aéreos contra as forças de Kadafi, estão cada vez mais frustrados com a falta de apoio entre outros membros da aliança militar.

Os rebeldes que defendem Misrata, seu último grande enclave no oeste da Líbia e que tem sido cena de pesados combates nas últimas semanas, estão preocupados com a ausência de uma estratégia militar clara para tirar Kadafi do poder.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.